Yellowstone por Giu Kaufman

Roteiro:

Yellowstone

O Yellowstone Lake é o lago de maior altitude dos EUA, e tem cerca de 32 km de comprimento por 22 km de largura.

De volta de um destino em que encontrei nenhum brasileiro, venho urgente aqui compartilhar para entusiasmá-los a visitar o Parque Nacional de Yellowstone, onde meu marido e eu ficamos por três dias e voltamos boquiabertos com as maravilhas vistas e visitadas! Yellowstone é o parque onde se passa a história do Zé Colmeia. É uma unidade de conservação importantíssima nos Estados Unidos, localizado entre Montana, Wyomming e Idaho. Referência em conservação, foi o primeiro parque criado no planeta, em 1872, e é um dos mais lindos do país, com quase 9.000 km2.

Os primeiros exploradores do local eram chamados de mentirosos quando contavam da fumaça saindo do chão (geisers), montanhas de vidro, pedras amarelas, água fervente no chão.

Mal sabiam que o parque está numa cratera de um vulcão! Uma terra em cima da lava!

Por que visitar? Yellowstone tem a maior concentração de gêiseres do mundo, sem contar lagos belíssimos e de muitas cores, cânions, cachoeiras, florestas e montanhas nevadas, além de uma fauna também super rica. É possível avistar ursos, bisões, alces, lobos e outros. O local é realmente fascinante e diverso. Dá para se sentir em um filme!

Metade dos géiseres da Terra estão em Yellowstone. De uma maneira simplificada, géiseres se formam a partir do aquecimento e pressão da água embaixo do solo, que fazem-na sair pra fora da terra. Nos explicaram que leva aproximadamente 400 anos pra água da chuva  penetrar no lençol freático e sair no géiser. Achei a informação interessante!

Passamos por inúmeras termas (hot springs), nenhuma própria para entrar em função das elevadíssimas temperaturas. Aprendemos que as marcantes cores em volta das termas se dão pela formação de bactérias e que, quando não há cor, isso é um indicativo de temperaturas extremas, em que nem as bactérias conseguem se proliferar.

Observem que estou sempre agasalhada nas fotos! Faz muito frio, mesmo no verão!

A grande graça da visitação é dirigir e ir parando nos pontos indicados. É tudo tão imenso que leva-se um dia e você consegue explorar apenas parte do parque, mesmo que dirigindo o dia todo! Há diversos pontos para piqueniques e opções de restaurantes. Há acomodações no parque e ainda se vê incontáveis famílias viajando com seus trailers.

Nós nos hospedamos no Hotel Explorer Cabins, em uma cabana super charmosinha que contava inclusive com sala e cozinha, além de um “fireplace” comunitário entre as cabanas, equipado com cadeiras, marshmallows e espetos! O clima frio a paisagem das montanhas no entorno completavam o cenário! Gostamos de nos hospedar neste hotel, pois fica em West Yellowstone, uma cidadezinha pequena, na entrada West do parque (há 5 entradas no total abertas de maio a novembro. Já no inverno, deve-se consultar quais estão abertas). Por estarmos na cidade, mesmo que pequena, havia opções de restaurantes e algum comércio. E ainda, no local, há o Grizzly and Wolf Discovery Center, onde você pode ver o urso pardo e os lobos (bichos estes que, por algum motivo como abandono da mãe ou para serem tratados de algum ferimento, foram parar lá). Claro que não tem a mesma graça que encontrá-los na natureza, mas não deixa de ser emocionante!

Falando em encontrar os bichos, vi praticamente todos, porém o urso avistei apenas um de longe entre as árvores! Mesmo assim já foi motivo de muito entusiasmo e, confesso, gritaria: “olha o uuuursoooo”!

Deve-se respeitar as regras do parque, principalmente quando houver animais presentes, pois eles vivem no parque e muitas vezes podem cruzar as rodovias, por isso é preciso dirigir devagar e com atenção. O maior perigo do parque são os próprios motoristas que dirigem distraídos e causam acidentes!

Abaixo coloco a imagem do mapa indicando os pontos que visitamos. Em um dia é possível fazer um dos “loops” e no outro dia o segundo “loop” para se completar o “8” que forma as estradas do local.

Com certeza essa viagem será uma das mais inesquecíveis da vida! O Yellowstone National Park é realmente impressionante, valendo cada segundo de passeio! É um dos lugares do mundo que acho que todos devem ir alguma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *